A vitrine da sua loja é o cartão de visitas, e diz muito sobre sua loja. Uma vitrine de sucesso que ajudará a atrair um número maior de clientes, como consequência ajudar no aumento das vendas.

Imagine, um cliente passa por diversas lojas, observando diferentes tipos de produtos a sua disposição, quais critérios que farão este cliente entrar em um ou outro estabelecimento? Se você disse a vitrine mais bonita, acertou!

Para conseguir ter este destaque da sua concorrência, e atrair mais clientes para sua loja, é necessário o planejamento correto ao montar sua vitrine. Sempre com muito cuidado e com objetivos bem definido.

Listamos algumas dicas de como transformar sua vitrine em uma vitrine de sucesso:

Conheça seu público

 

O primeiro e mais importante passo para montar a vitrine da sua loja é o conhecimento do seu público. Algumas perguntas o ajudarão a conhecer melhor este público:

  • Qual consumidor seu estabelecimento quer atingir?
  • O que ele busca?
  • Qual a linguagem e preferência dele (jovem, adulto, idoso, homem, mulher, descolado, clássico…)?
  • Quais as tendências do mercado?
  • O que meu público procura?

Uma ótima técnica é se colocar no lugar do cliente, pensando da seguinte forma: “Se eu fosse meu cliente e passasse por aqui, esta vitrine me atrairia? Sentiria vontade de entrar nesta loja?”

A iluminação também conta

iluminacao tambem conta projeto aramis - Vitrine de sucesso, como montar

Um detalhe que muitos lojistas esquecem é o planejamento da iluminação. A luz desperta vários sentidos no consumidor, trazendo diversas sensações e emoções. A iluminação pode criar ambientes mais vibrantes, calmos, relaxantes ou acolhedor.

  • Luzes amarelas:  Estas luzes dão um ar mais intimista, aconchegante, proporcionando sensação de acolhimento ao consumidor.
  • Luzes brancas: As com maior potência, dá uma sensação mais vibrante, alegre; já as mais claras, trazem uma sensação de relaxamento.

A direção e o foco das luzes também interferem na organização e na sensação que a vitrine e os seus produtos passam para o cliente. Use a iluminação para valorizar os seus produtos.

Rotatividade conta muito

Manter sempre os mesmos produtos na vitrine pode prejudicar e muito suas vendas. Não sabemos com que frequência as pessoas passam na frente de nossa loja. Deixar sempre a mesma vitrine pode dar a impressão para o consumidor de que na loja não há novidades.

Mesmo que a decoração leve mais tempo para ser trocada, os produtos têm que ser sempre mudados. Exceto em casos excepcionais como uma promoção estendida, porém o ideal é que seu cliente saiba desta promoção!

Produtos na medida certa

produtos na medida certa projeto chris altman 533x400 - Vitrine de sucesso, como montar

Fique sempre atento a quantidade de produtos que irá expor em sua vitrine. Esta não deve ficar cheia, dando a impressão de desorganização e desespero nas vendas. Porém não pode estar vazia, levando a impressão de que a loja possui poucos produtos em estoque.

Temas ajudam em sua vitrine de sucesso

Diversas lojas optam em trabalhar com temas ao montar sua vitrina, seja uma data especial, uma novidade ou estação do ano.

Esta maneira é ótima para transformar sua vitrine em uma vitrine de sucesso, porém é preciso sempre ter cuidado com os exageros. Nunca deixe os objetos de decoração sobressaírem a seus produtos ofertados.

Atenção as datas

Tenha sempre um calendário em mão para acompanhas as datas mais importantes do comércio e para seu tipo de consumidor, por exemplo, se você é uma loja de artigos musicais, pode criar uma vitrine para O Dia do Rock por exemplo!

Datas como Dia dos Pais, Natal, Dia das Mães, Black Friday e Dia do Consumidor devem ser planejadas com antecedência para que você possa se sobressair a seu concorrente.

Ao anunciar datas especiais, ou promocionais, prefira usar a palavra promoção ao invés de desconto.

Relacione os produtos entre si

Ao escolher quais produtos entrarão em sua vitrine, busque sempre uma relação entre eles, para que o cliente visualize melhor como o item pode ser usado.

Por exemplo uma loja de móveis para casa pode optar por criar ambientes como uma sala, cozinha ou quarto. Fazendo com que o cliente possa visualizar melhor a usabilidade dos produtos, fazendo com que seu interesse pela compra seja aumentado.

Estoque é tudo

Coloque em sua vitrine apenas produtos que estão em estoque, para não correr o risco de oferecer ao cliente algo que não tenha.

Para que isto ocorra de forma tranquila, uma boa gestão e controle de estoque deve ser feita, tanto na entrada quanto na saída de mercadorias.

Lembrando que a porta de entrada para sua loja é uma vitrine de sucesso. Porém, para que haja um aumento das vendas, é preciso que um bom atendimento, qualidade e disponibilidade de produtos sejam realizados com sucesso.

 

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