As psicologia das cores desempenham um papel importante no cotidiano das pessoas. Elas interagem animando, transformando, modificando o ambiente e agindo diretamente no comportamento, de forma a gerar paz, alegria, vontade de comer, entre outras reações. Trata-se de uma linguagem não verbal que deve ser aproveitada pelo marketing.

Sabemos que a estratégia de marketing é essencial para alcançar seus clientes em potencial, porém, o lojista deve chamar a atenção de seu cliente tanto em sua loja física, como em sua loja virtual e isso é feito, através da psicologia das cores. Antes de tudo é preciso compreender que as cores influenciam diretamente nas decisões dos consumidores e alguns estudos comprovam sua importância. Veja alguns dados:

  • 93% dos consumidores levam em conta os aspectos visuais do produto;
  • 80% dos consumidores que simpatizam com uma determinada marca e se lembram dela apenas quando a mesma possui as cores da sua preferência;
  • 42% dos consumidores online decidem comprar conforme com o design e as cores de um site.

Um estudo conduzido pela KISSMetrics, demonstrou que 85% dos consumidores definem a cor como o principal motivo para comprar um produto em particular. 80% acham que a cor determina o reconhecimento da marca e 93% dão mais importância ao visual e à cor do produto ao comprarem.

Como as cores influenciam no comportamento

Muitas vezes, a lembrança de uma determinada cor pode estar associada a uma memória armazenada em seu cérebro. Podemos afirmar ainda que as pessoas apresentem reações diferentes conforme uma cor é exposta, sendo indispensável seu uso como caráter benéfico e catalizador para despertar essas reações. Isso porque as cores proporcionam ao indivíduo associações de natureza afetiva e material. Vejamos alguns exemplos:

Vermelho

Corresponde à fase da vida entre 1 a 10 anos. Idade da efervescência e da espontaneidade. Muito utilizada em promoções de lojas, pois é uma cor motivadora.

Laranja

Corresponde à fase da vida entre 10 a 20 anos. Idade da imaginação, aventura e excitação. Motiva o consumidor a agir, comprar e adquirir.

Amarelo

Corresponde à fase de 20 a 30 anos. Idade da força, do poder e da arrogância. Quando empregada chama mais a atenção dos consumidores.

Verde

Corresponde à fase de 30 a 40 anos. Idade em que há uma diminuição do fogo juvenil. Usada para relaxar, a cor verde está associada à fortuna.

Azul

Corresponde ao período de 40 a 50 anos. Idade que se pressupõe o pensamento e inteligência. Segundo a psicologia das cores, o azul passa confiança e a sensação de segurança.

Roxo

Corresponde à fase além dos 60 anos. É a idade da experiência, do saber e da benevolência. O roxo acalma e suaviza o ambiente.

Diante de todas essas evidências, podemos concluir que em seu ponto de venda tudo deve ser estudado: luzes amarelas sobre alimentos de cor clara, luz rosada sobre as carnes, música de fundo, entre outros estímulos… Tudo deve ser feito para estimular os sentidos do consumidor e fazer com que ele se sinta à vontade no interior da loja.

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