Após concretizar uma venda, o que sua equipe de vendas faz?
Festeja a venda e dá adeus ao cliente? Se a resposta foi sim, é hora de rever os valores e conceitos de sua empresa e adotar estratégias de “Pós-venda”.
O pós-venda é o atendimento realizado após a compra de um produto ou serviço, é nesse momento que o trabalho realmente começa.

Tão importante quanto ganhar mais clientes, é reter aqueles que já conhecem a sua marca. Sendo assim, podemos ampliar o conceito: pós-venda são todas as práticas que visam manter um relacionamento consistente e satisfatório, com foco na fidelização do cliente.
Mas como eu devo fazer o pós-venda? Selecionamos algumas dicas para te ajudar nesta dúvida:

  1. Mantenha contato com o seu cliente
    Nos dias atuais as redesocias, o WhatsApp e e-mails são ferramentas excelentes para manter contato com seus clientes esta dica é interessa, pois seu cliente fica ciente de que a qualquer momento pode ter um canal direto de comunicação com sua empresa, por isso, vale muito a pena investir nesses canais, já que a maioria é gratuita;
  2. Seja um especialista e treine sua equipe de vendas
    Você e sua equipe precisam se atualizar incessantemente, para isso é muito importante que você invista em treinamento;
  3. Conheça o perfil de seu cliente
    Pode parecer bobagem para quem não tem noções de marketing, porém, conhecer o perfil de seus clientes, as preferencias, a idade. Todas as informações obtidas na primeira etapa de venda vão direcionar toda a construção desse relacionamento com o consumidor. Aproveite para identificar demandas e expectativas, para criar um atendimento personalizado. Tratar cada cliente como se fosse único é o principal objetivo dos conceitos atuais em atendimento ao cliente.
  4. Assuma os problemas e resolva imediatamente
    Ninguém espera que seu produto ou serviço dê errado, porém todos estão sujeitos a problemas, sendo assim esteja preparado para resolver prontamente. A empresa precisa assumir a responsabilidade e apresentar uma solução rápida.
  5. Crie programas de fidelização e recompensa
    Você já oferece ótimos produtos e um excelente atendimento, ofereça também benefícios extras aos seus clientes. Aproveite para oferecer descontos e ofertas especiais em serviços que sejam do seu interesse.

Outra ideia interessante para agradar seus clientes e enviar presentes. Não precisa ser algo caro: basta ser algo útil, que tenha relação com os seus serviços e que mostre que você valoriza a relação com os seus clientes.

O pós-venda deve fazer parte da gestão de relacionamento de excelência, fator fundamental para se manter à frente da concorrência. Esperamos que essas dicas ajudem a melhorar ainda mais as suas vendas e pós-venda.

Quer compartilhar alguma dica de Pós-venda que você aplica em sua empresa conosco? Deixe nos comentários suas dicas e até a próxima postagem!