Música para o ambiente

Todos sabemos a influência das músicas nas pessoas, afinal, quem nunca se emocionou com a trilha sonora de um filme ou associou certa canção a um momento feliz, como um casamento ou uma viagem?

Durante muito tempo, as empresas não conseguiam entender de que forma isso poderia ajudar nos negócios. Recentemente percebeu-se que a música, aliada a outros fatores-chaves, podem atrair clientes e melhorar a experiência deles como um todo.

Confira abaixo detalhes de como escolher a música ambiente da sua loja

Influência da música no ambiente

A influência da música nas pessoas é abordada por meio do marketing sensorial, uma técnica que busca incentivar a venda por meio do estímulo dos cinco sentidos — olfato, visão, audição, paladar e tato.

Em uma loja de roupas, definir o estilo e a marca da sua empresa é essencial para se destacar frente aos concorrentes e registrar sua loja na memória do consumidor.

Para que isso ocorra de forma eficiente, a música ambiente deve ser bem escolhida, tornando o local agradável e, assim, aumentando o tempo de permanência dos clientes na loja. A seguir, confira algumas dicas de como fazer isso:

Defina o público-alvo

Antes de pôr em práticas as estratégias de marketing, é necessário conhecer seu público-alvo e, então, distinguir o estilo de roupas em que você deve apostar. Muitas empresas usam as redes sociais para acompanhar o estilo dos seus clientes. Por isso, uma boa ideia é pedir, no cadastro, o endereço das redes sociais deles — além de informações como idade, ocupação etc. Quanto mais informações você tiver, mais preciso será o perfil.

A escolha da música

No caso de uma loja de roupas, por exemplo, uma boa ideia é aliar o estilo das peças às músicas da playlist. Se sua loja é de uma coleção rock’n’roll, o som que deve tocar é de bandas desse estilo musical. Além de esse ser o som que seus clientes gostam de ouvir, certamente eles devem se inspirar nos membros das bandas na hora de escolher o look.

Escolha a playlist perfeita

A escolha de uma boa trilha sonora é capaz de dar identidade à sua loja, além de causar sensação de bem-estar nos clientes durante a compra. No entanto, para que isso não ocorra de forma negativa, é preciso tomar alguns cuidados, como:

  • Evite repetir as músicas com frequência;
  • Evite tocar as músicas no volume máximo;
  • Evite sintonizar em uma rádio qualquer, deixando músicas aleatórias tocarem;

Uma boa ferramenta para a escolha da playlist perfeita que recomendamos é o Spotfy.

Escolha bem os equipamentos

Público-alvo definido, playlist escolhida e erros evitados, é chegada a hora de avaliar os equipamentos utilizados.

Qualidade é primordial: equipamentos defasados e com problemas podem travar músicas, deixa ruídos no ambiente ou, ainda, ocasionar problemas graves, como curtos-circuitos.

Por isso, é preciso ter cuidado na hora de escolher os equipamentos: vale pedir ajuda a uma equipe técnica ou a alguém que entenda do assunto, para evitar problemas.

A música, como vimos, consegue estimular seus clientes à compra, por isso vale a pena investir em bons equipamentos e elaborar com cuidado a sua playlist. Essa é uma arma poderosa, cabe a você utilizá-la de forma positiva.

Visite nossa loja virtual e confira mais produtos para você inovar na sua loja www.lojainstantshop.com.br