A psicologia das cores estuda a maneira como o nosso cérebro entende e transforma a percepção das cores em sensações, aguçando as nossas emoções sobre aquilo que vemos e como a influência das cores no processo de compra.

Embora exista a orientação, isso não pode ser usado como verdade universal pois é possível existir interferência de percepções pessoais e experimentações particulares, mas, de modo geral, ancorar-se neste estudo colocará a sua empresa mais próxima do seu público e, principalmente, dos seus objetivos.

É uma das ferramentas mais antigas e poderosas do marketing e podem causar um grande impacto da influência das cores no processo de compra.

Ao decidir as cores que serão usadas na fachada da sua empresa, nas paredes internas, no site ou até mesmo no logo, procure deixar a preferência pessoal de lado e analise como as tonalidades corretas poderão influenciar os clientes ao entrar em sua loja, ver a sua marca ou visitar a sua página na web.

As cores nos estabelecimentos

De acordo com especialistas da área, as cores de um estabelecimento são fundamentais não só na vibração do ambiente, como também nas tomadas de decisões dos clientes.

Em pesquisa divulgada recentemente pela KISSMetrics (empresa americana de análises da web) foi constatado que 85% dos consumidores definem a cor como a razão principal para comprar um produto em particular.

80% acham que a cor determina o reconhecimento da marca e 93% assumem darem mais importância ao visual e à cor do produto ao fazerem suas compras.

A escolha da cor se tornou um relevante fator a ser pensado, não acha? Confira abaixo como cada cor pode influenciar as pessoas na hora da compra:

Influência das cores e o impacto nas compras

Amarelo: jovialidade e alegria

Usado para atrair atenção dos consumidores, contraindicado como plano de fundo de um site.

Laranja: Agressivo e estimulador

Motiva o consumidor a agir: “assine”, “adquira”, “compre”.

Verde: Riqueza e equilíbrio

O verde piscina é muito usado na comunicação de lojas de departamento.

Azul: Segurança e confiabilidade

O azul escuro ou marinho pode ser associado à compra consciente.

Roxo: Relaxante e suavizador

Comum em produtos estéticos, contra-indicado para o público masculino.

Rosa: Feminino e romântico

Utilizado para comunicar com o público feminino e compradores comuns.

Vermelho: Energia e motivação, aumenta o batimento cardíaco

Muito adotado em promoções de lojas.

Preto: Luxuosidade e poder

Usado para comercializar produtos de luxo e estimular a compra por impulso.

Qual cor você utiliza em sua loja ou empresa? Renove hoje mesmo sua empresa com nossos produtos!