Sabemos que a compra de algum produto na maioria das vezes é motivada pela disposição em que o mesmo se encontra na loja. Por isso, é preciso se preparar, treinar os seus vendedores, montar uma vitrine convidativa, fazer um estudo sobre o público-alvo e muitas outras ações. Pensando nisso selecionamos algumas dicas para te ajudar nesta tarefa, vamos a elas…

Dica 01 – Comece pela vitrine

A vitrine é o primeiro contato que um cliente tem com a sua loja, sendo assim, é por ela que você deve começar a organização. Uma vitrine muito apagada pode passar batida para quem está na correria. Porém, um espaço com muitas informações, cores e produtos pode transmitir uma imagem de bagunça.

A vitrine deve ter informações e produtos na medida certa. Coloque em evidência aqueles itens que, potencialmente, servem como presentes de para o dia dos Pais, por exemplo.

Faça uma decoração que remeta a essa época do ano, mas cuidado com os exageros. Não tente mostrar que você tem mais adereços do que o seu concorrente.

Além disso, inclua informações sobre as promoções que estão sendo feitas na sua loja junto aos produtos aos quais elas se referem. Para ajudá-lo a criar uma vitrine incrível, leve em consideração o espaço disponível, faça placas de promoção atrativas, tenha cuidado com a iluminação da vitrine e mantenha a vitrine sempre limpa

Dica 02 – Prepare a decoração da loja

Agora é a hora de caprichar na decoração da loja. Assim como a vitrine, tenha sempre cuidado com os excessos, invista em boa iluminação e controle sempre a refrigeração local para deixar seus clientes confortáveis. Cuidado com objetos e móveis que impeçam a circulação de seus clientes, seria muito inconveniente que seus clientes ficassem esbarrando uns nos outros ou nos objetos da loja.

Dica 03 – Cuidado com o som ambiente

Sua loja pode sim ter música ambiente, só atente para o volume e para o tipo de música, pois lugares com música muito alta tende a afastar clientes e dependendo do tipo de música também. Lembre-se sempre: seu cliente precisa de calma e tranquilidade para escolher os produtos que precisa, então escolha músicas agradáveis e deixe em um volume baixinho e convidativo.

Dica 04 – Como distribuir corretamente os produtos em sua loja?

A organização e disposição dos produtos em sua loja podem potencializar suas vendas. A dica é nunca esconda as promoções. Se você prometeu algo na sua vitrine, tenha a certeza de que aquele produto está disponível em estoque, e deixe-o em primeiro plano na loja. É desagradável quando o cliente entra no estabelecimento atraído por uma oferta e acaba descobrindo que comprar aquele produto é uma tarefa difícil.

Para organizar bem sua loja procure dispor produtos complementares um ao lado do outro. Por exemplo: se sua loja vende móveis, você deve colocar os itens de quarto todos no mesmo ambiente. Assim, se o cliente for comprar uma cama, ele pode resolver comprar também uma mesinha de cabeceira.

Dica 05 – Estabeleça uma “zona quente” para o seu negócio

Todo estabelecimento comercial possui as chamadas “zonas quentes” e “zonas frias”. A zona quente é o local onde o consumidor costuma ir primeiro, geralmente este lado é o lado direito da loja, por isso, este deve ser o lado mais atrativo. A zona fria é o lado que geralmente os consumidores não percorrem ou não percebem. É importante saber onde fica este local e sua loja para que a distribuição de produtos seja de forma correta. Comece a observar o local que os clientes olham primeiro, logo na entrada. Além disso, perceba qual é o caminho que eles costumam percorrer e qual é o menos frequentado.

Distribua nas “áreas quentes” os lançamentos e os produtos de destaque ou com boa margem de lucro. Deixe seus produtos na altura dos olhos e acessíveis às mãos do consumidor. Já nas “áreas frias”, coloque itens menos importantes.

Agora, se você deseja que todos os espaços de sua loja sejam igualmente movimentados, você deve criar um “centro de interesses”, para dar visibilidade para produtos específicos, visto que com a criação de um centro de interesse, o cliente tende a mudar sua rota e transitar por toda sua loja. O ponto focal da loja, deverá estar no meio da mesma, com mesas e gondolas que chamem a atenção para o meio da loja.

Dica 06 – Massificação de produtos

A massificação consiste na repetição do mesmo produto várias vezes dentro da loja. A ideia é que o consumidor, ao ver o item em diversas ocasiões, se interesse em adquiri-lo. Essa técnica costuma ser eficaz para os itens com uma alta margem de lucro ou alto giro, já que eles proporcionam mais receita ao lojista. Vale destacar que é possível investir na massificação de três formas diferentes. São elas:

  • Repetição do mesmo produto;
  • Repetição da mesma cor em produtos diferentes;
  • Repetição do mesmo modelo ou estampa.

Dica 07 – Treine a sua equipe de vendedores

Treinamento é a palavra chave para o sucesso de suas vendas. É importante que você se reúna com seus vendedores e trace metas individuais e não esqueçam da qualidade no atendimento! É normal que o vendedor queira atender vários consumidores ao mesmo tempo para garantir uma boa gratificação, porém o cliente quer atenção exclusiva. Os vendedores precisam estar atentos para responder a todas as dúvidas do comprador e atendê-lo sem pensar somente na venda, mas também na fidelização, para que ele volte outras vezes à sua loja.

Dicas Bônus

  • Não cometa erros de principiantes: Não ofereça o que não tem em sua loja. Tenha em mente que os produtos em destaque devem ser condizentes com o que há no interior da loja, além de levar em consideração o perfil do público-alvo. Também é essencial ter cuidado em não expor produtos que não estejam mais disponíveis no estoque. Só ofereça aquilo que você tem certeza que o cliente vai poder levar para casa.
  • Fora das tendências: Uma loja que não acompanha as tendências do seu segmento dificilmente crescerá. Por isso, é muito importante estar sempre atento o que há de mais novo no mercado, além de dar preferência aos fornecedores antenados às novidades.
  • Não leve em consideração apenas o preço: Obviamente, o preço é importantíssimo para um cliente. Entretanto, além desse fator, a maioria das pessoas também leva em consideração o design, o modelo e a qualidade de um item. Assim, ao organizar uma loja, não destaque somente os produtos “baratinhos”. Mostre que, além de um ótimo custo-benefício, a sua loja oferece mercadorias modernas, duradouras e de qualidade.
  • Conheça o seu público-alvo: Nenhuma dessas dicas será eficaz se você não conhecer bem o seu público-alvo. É muito importante que você saiba quem são as pessoas que entram na sua loja, o que elas procuram e como preferem pagar. Sabendo qual é o seu público-alvo, você consegue definir melhor o tipo de decoração da sua loja, a forma como vai montar a vitrine e quais promoções deve fazer.