Confira nossas dicas para expor seus produtos de maneira correta para atrair clientes para sua loja

Nos dias atuais a forma como se vende bens de consumo mudou. Hoje utiliza-se muito o Marketing Sensorial ou Marketing de experiência como ferramentas para conquistar, engajar e fidelizar clientes.

Essa estratégia procura trabalhar a relevância de um negócio para seus clientes, através da percepção de todo o processo de compra, interações e experiências que uma pessoa tem com uma empresa.

Assim o relacionamento com o cliente torna-se direto, rápido e reflete nas decisões futuras de compra da sua audiência e elas influenciam na opinião de cada um de nós – seja no momento da compra ou ao indicar um produto para um amigo. Isso acontece porque nossas opiniões são formadas por experiências!

1 – Menos é mais

A seleção de produtos expostos em sua vitrine deve ter este primeiro cuidado, pois quando você coloca muitas opções de produtos, o cliente pode ter dificuldade de fazer uma leitura rápida.

2 – Exponha produtos de diferentes preços

Nesta época de crise financeira, o recomendado é exibir um misto de produtos que deve ir desde lançamentos até peças com valores mais acessíveis. Isso desmanchará a ideia errada que algumas vitrines constroem de que a loja em questão contêm apenas produtos de valores elevados.

3 – Faça seu cliente se ver com o produto

Utilize elementos de sua vitrine para trabalhar a imaginação de seu cliente, para que ele se visualize com o produto em questão.

4 – Cuidado com o som ambiente

Marcas norte-americanas como Hoolister e Aeropostale utilizam como som ambiente uma seleção de músicas feita a partir das preferências de seu público.

Na Alemanha há lojas que produzem canto de pássaros muito agradável, isso faz com que os pedestres parem bem em frente a uma vitrine e olhem para cima na mesma.

É automático: quem passa pela loja faz uma associação da marca com esse som agradável.

5 – Aposte nas assinaturas olfativas

Nos dias atuais, diversas marcas têm desenvolvido perfumes especificamente para suas lojas com a intenção de que, ao sentir aquele aroma, os clientes rapidamente se lembrem da empresa, como um cartão de visitas.

6 – Explore o tato e o paladar

Para empresas do ramo alimentício, a degustação aparece como uma boa alternativa para fisgar os clientes. No segmento de moda e de calçados, é interessante expor o produto de uma maneira que o cliente tenha uma interação tátil, sentindo a textura e o peso dos objetos.

7 – Faça o cliente pensar fora da telinha

Se não pode ver seu cliente, junte-se a ele. Ao invés de disputar a atenção dos clientes com a tela do celular, faça com que sua empresa esteja lá também. Através da tecnologia, já é possível rastrear a localização de um cliente previamente cadastro em seu sistema.

Ao identificar que ele está nas redondezas, entre em contato pela ferramenta de mensagens mais imediata.

Esta é uma grande oportunidade, de oferecer um vale-compras ou alguma vantagem do tipo para este cliente.